XAVANTE ESTREIA COM VITÓRIA DA SEGUNDA FASE DA SEGUNDONA GAÚCHA

25/04/2011 07:52

Neste domingo de Páscoa o Brasil viajou até a serra gaúcha, onde são produzidos os chocolates mais famosos do estado. Entretanto, quando pisou no gramado do estádio Montanha dos Vinhedos, o time Xavante preferiu mesmo foi saborear uma deliciosa vitória sobre o Esportivo. O confronto em Bento Gonçalves abriu a segunda fase da Segundona Gaúcha, e marcou a reestreia do técnico Beto Almeida e de vários jogadores no rubro-negro, como o volante Ramos, que fez o único gol do jogo.

Com o resultado, a equipe da Baixada chega a três pontos e agora divide a liderança da Chave 9 com o Cerâmica, que bateu o Rio Grande, no sábado. Na sequência da luta pelo acesso, o Brasil joga duas partidas seguidas no estádio Bento Freitas. Às 20h30 desta quinta-feira o Xavante vai receber o Vovô, e, no domingo à tarde, vai encarar o clube de Gravataí.

Nem o clima ameno da serra e o silêncio absurdo das arquibancadas foram capazes de acomodar o time rubro-negro, que colocou a bola no chão, trocou passes com muita personalidade e mandou na partida desde o início. As diversas alterações promovidas pelo técnico Beto Almeida se encaixaram rapidamente com a equipe. Inclusive o volante Ramos, que foi o primeiro a ter uma chance clara de abrir o marcador.

Aos 20 minutos, o jogador que estava emprestado ao Lajeadense pegou a sobra de um chute mascado de Felipe Oliveira, e ficou livre, na cara do gol, para definir o lance. Só que ele tentou colocar por cobertura e acabou mandando para fora.

Cinco minutos mais tarde foi a vez de João Emir tentar o dele. De longa distância, o garoto Xavante mandou um chute maravilhoso em direção ao gol, que só não entrou no ângulo porque o goleiro Dudu fez uma grande defesa.

Em um contra-ataque de muita velocidade, o até então acuado Esportivo respondeu com uma jogada ainda mais perigosa. Aos 32, Rodrigo Zeferino foi lançado entre os zagueiros rubro-negros, e partiu em disparada rumo ao goleiro Vanderlei, que foi ainda mais rápido do que o atacante adversário, e deu um bote certeiro para tirar a bola dos pés do camisa sete. No lance seguinte, Vitor bateu da entrada da área e o arqueiro Xavante praticou outra boa defesa para levar o confronto empatado para o intervalo.

Ao contrário do primeiro, no segundo tempo o Esportivo voltou melhor no duelo, e chegou a armar uma pressão para cima do Brasil. Mas o sistema defensivo do time pelotense, com destaque para Vanderlei, anulou todas as chegadas do ataque alvi-azul.

Também o domínio do Esportivo não durou muito. Logo o Xavante equilibrou o jogo e, depois de muito insistir, alcançou o gol da vitória. E que belo gol. Aos 32 minutos, João Emir partiu para a jogada individual, deixou dois marcadores batendo cabeça e lançou Juba, pela esquerda. O atacante rubro-negro chegou à linha de fundo e cruzou na segunda trave, onde Ramos apareceu para acertar um testaço na bola, mandando direto para a rede e garantindo uma importantíssima vitória na arrancada deste quadrangular decisivo da Segundona Gaúcha.

- O Brasil soube jogar como se estivesse jogando em casa. Jogando um futebol bem jogado, buscando o toque de bola, e mostrando uma boa capacidade de assimilação em cima dos treinamentos da semana, em nível de padrão de jogo. Enfim, soubemos nos impor frente ao adversário, tivemos um volume de jogo soberano e criamos a vitória sobre uma equipe que também é candidata ao acesso, assim como o Brasil – destacou o técnico Beto Almeida.

  (Foto: Leonardo Crizel)